Mais Qualidade Para Sua Saúde

                   Receitas: Arroz Integral

Home
Voltar
Produtos
Contatos

   

 

 

     

 

Arroz Vermelho com Legumes

 

Receita Básica 
Arroz Integral com Costela de Porco
Arroz Integral de Forno
Arroz Integral com Brócolis
Panelada de Arroz Integral

Delicias de Arroz Integral
Arroz Integral Gratinado

Dicas Quentes
Truques Infalíveis

Arroz Integral à Grega

 


Receita Básica

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz integral Alimentus
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
3 xícaras de chá de água fervente
Sal e tempero a gosto

Modo de fazer
Numa panela de pressão, frite bem o arroz e o sal no óleo. Junte os temperos da sua preferência e frite mais um pouco. Acrescente a água quente e ferva por uns minutos. Abaixe o fogo, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar até a maciez desejada. Desligue o fogo e aguarde mais 15 minutos para secar completamente a água. Sirva ainda quente.

Rendimento: 2 porções


Arroz Integral com Costela de Porco

Ingredientes
250g de arroz integral Alimentus
500g de costela de porco cortada em pedaços
3 colheres de sopa de óleo, azeite ou gordura de porco
1 dente de alho
1 cebola picada
Sal e pimenta a gosto
Cebolinha picada

Modo de fazer
Numa panela grande coloque o óleo e frite a costela de porco até corar. Junte o sal, o alho, a pimenta e cubra com água. Deixe cozinhar até amolecer a carne. Escorra o excesso de água e reserve, adicione o arroz integral cozido e cozinhe mais um pouco até o arroz ficar macio e soltinho, acrescentando a água reservada se necessário. Um pouco antes de servir polvilhe a cebolinha picada.

Dica: Você pode também substituir a costelinha de porco por galinha, frango, lingüiça ou outra carne da sua preferência.

Rendimento: 4 porções


Arroz Integral de Forno

Ingredientes

2 lts de água

1 cebola

2 dentes de alho

500g de patinho

300g de frango

100g de presunto

100g de paio

100g de linguiça

1colher de sobremesa de colorau
350g de arroz Alimentus

1 raminho de salsa

Sal e pimenta à gosto
Modo de Preparo
1- Leve ao fogo a água temperada com sal e pimenta. Junte a cebola descascada e o alho e cozinhe a carne, o frango o presunto, o paio e a linguiça. Depois de cozidas, retire as carnes e corte em pedaços, reservando o caldo.

2- Dissolva o colorau num pouco de água fria e junte à 700ml do caldo reservado, coe e leve ao fogo para ferver numa panela de pressão. Após a fervura, junte o arroz, mexa e deixe cozinhar por 25 minutos contados quando a panela começar a sair vapor. Após esse tempo escorra o arroz e reserve. Numa travessa de barro coloque o arroz integral, arrume as carnes cortadas em cima e leve ao forno para terminar o cozimento. Se precisar junte um pouco do caldo reservado. Sirva em seguida decorado com o ramo de salsa.

Rendimento: 6 porções


Arroz Integral com Brócolis

Ingredientes
2 xícaras de chá de arroz Alimentus cozido
1 cebola pequena ralada
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de chá de água fervente
2 tabletes de caldo de carne
1 maço de brócolis
1 dente de alho
1 xícara de chá de lingüiça defumada cortada em rodelas fininhas
Modo de Preparo
Lave o brócolis e leve-o ao fogo para cozinhar em 2 litros de água com 1 colher de chá de sal. Cozinhe-o por 12 minutos após levantar fervura. Retire-os do fogo e escorra-os. Leve ao fogo uma panela com o azeite, o alho e a lingüiça. Frite-a até ficar ligeiramente tostada. Junte a cebola, a água fervente e o caldo de carne. Quando ferver, adicione o brócolis e o arroz. Cozinhe em fogo lento até secar a água. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções


Panelada de Arroz Integral

Ingredientes
300g de arroz integral Alimentus
1 dente de alho
1 cebola
1 folha de louro
2 cogumelos
50ml de azeite
2 tomates maduros
200g de ervilhas cozidas
50ml de molho de soja (choyu)
100ml de água (para  molho)
Sal e pimenta a gosto
Modo de Fazer
1 - Numa panela de pressão coloque o arroz integral, o dente de alho esmagado, a cebola cortada em quatro e a folha de louro. Cubra com água, tempere com sal e pimenta e leve ao fogo por 25 minutos contados do começo da saída de vapor. Após esse tempo, escorra o arroz e reserve.
2 - Corte os cogumelos em pedaços e refogue-os no azeite. Tempere com sal e pimenta junte o tomate em cubos sem sementes (se preferir tire também a pele) e a ervilha cozida. Deixe curtir por 15 minutos. Dilua o molho de soja na água, despeje sobre os cogumelos e aguarde que engrosse cozinhado em fogo lento por alguns minutos.
3 - Em seguida, acrescente o arroz integral cozido reservado, misture e transfira tudo para uma travessa refratária. Leve-a ao forno a 200 ºC, por cerca de 10 minuto. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções


Delicias de Arroz Integral

Ingredientes
6 xícaras de chá de arroz integral Alimentus já cozido
3 ovos
2 colheres de sopa rasa de sal marinho 
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 xícara de farinha de trigo integral
Farinha de rosca
Mussarela
Salsa, cebola e alho à gosto
Modo de fazer
Misture o arroz, os ovos, o sal (se necessário), queijo ralado e salsa, cebola e alho desidratados. Adicione a farinha. Abra um bolinho em tamanho médio na mão e recheie com mussarela. Passe o bolinho na farinha de rosca. Deixe descansar por uns 10 minutos. Frite-os em óleo não muito quente.

Rendimento: 8 porções


Arroz Integral Gratinado

Ingredientes
2 xícaras de arroz integral Alimentus
4 xícaras de água
3 colheres de sopa de maionese
200g de presunto
2 colheres de sopa de nozes
2 colheres de sopa de amendoas
2 colheres de sopa de pinhão previamente cozido e descascado
150g de queijo em cubos
Sal, pimenta e manteiga a gosto

Modo de fazer
1 - Numa panela de pressão, frite bem o arroz e o sal no óleo, acrescente a água quente e ferva por uns minutos. Abaixe o fogo, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar até a maciez desejada. Escorra-o, tempere com pimenta, junte a maionese, metade do presunto e todas as frutas secas.
2 - Unte uma assadeira com manteiga e coloque a metade do arroz. Cubra com o presunto restante e metade do queijo. Ponha por cima o restante do arroz e disponha sobre este o que queijo que sobrou. Leve ao forno bem quente para gratinar. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções


Dicas quentes

» Aquecer - Leve ao fogo em banho Maria com um pouco de água fervente mexendo sempre.

» Esqueceu o sal? - Dissolva-o em um pouco de água quente junte ao arroz ainda na panela e leve ao fogo por mais 5 minutos para absorção do sal.

» Cozinhou demais? - Se o arroz empapar, coloque-o no lavador de arroz e lave-o bem com água fria corrente até ficar soltinho. Leve-o para aquecer no forno ou frite-o numa frigideira com um pouco de manteiga. Se quiser acrescente orégano e queijo ralado.

» Queimou?
- > Coloque por cima do arroz queimado na panela um pedaço de pão, tampe e aguarde alguns minutos. Assim que desaparecer o gosto de queimado retire o pão, ou
- > Coloque a panela destampada sobre uma toalha molhada até sair o gosto de queimado, ou
-> Coloque a panela onde cozinhou numa bacia grande com água fria, aguarde que o cheiro desapareça e transfira o arroz para outra panela tendo o cuidado de não raspar o fundo, ou
-> Espete um garfo no centro do arroz e aguarde breves minutos. Assim saem o cheiro e o gosto de queimado.


Truques infalíveis

» Quantidade - Calcule 60g a 70g de arroz por pessoa para preparar um prato principal, 25g a 30g para fazer uma entrada e 40g para uma sobremesa.

» Cozimento - O arroz integral necessita de mais tempo e de mais água para cozinhar. Acelere o processo usando panela de pressão. A água do cozimento depende da quantidade de arroz. Assim, meça-o antes de cozinhá-lo e acrescente-lhe o dobro da água, sempre fervente.

» Frigideira - Para fritar o arroz, utilize sempre uma colher de sopa de azeite ou manteiga para cada xícara de chá de arroz já cozido.

» Legumes - Os legumes cozidos, frutas secas e uvas passas, ovos e queijos só devem ser adicionados ao arroz integral depois de pronto. Caso necessite esquentar, use o banho maria.


Design ATarone - melhor visualizado no formato 800x600